O Titanic começou a ser construído em 1909 na Irlanda. Neste tempo, os maiores barcos eram o Mauritânea e o Lusitânea, portanto o objectivo dos construtores era fazer um barco maior e mais luxuoso. Quando acabou de ser construído, em 1912, o Titanic foi comparado com o RMS Olympic, que tinha sido lançado ao mar no ano anterior. Mas o Titanic era mais pesado, mais luxuoso e tinha três elevadores. Os testes do Titanic foram feitos no dia 2 de Abril, com fotógrafos e jornalistas a bordo. Foi dada a indicação que já estava apto para viajar.
Pouco mais de uma semana depois, no dia 10 de Abril, o Titanic partiu do porto de Southampton, em Inglaterra. O capitão era Edward J. Smith, considerado um dos melhores capitães do seu tempo. Entre as pessoas a bordo, ia o milionário John Jacob Astor IV, a milionária Margaret Brown e o Thomas Andrews, o construtor do navio. Antes de ir para alto mar, o Titanic passou por França e Irlanda, e o número final de passageiros foi 2223, incluíndo a tripulação. O destino era Nova Iorque.
O capitão quis impersionar a imprensa e chegar antes do tempo, portanto aumentou a velocidade do navio, o que causou problemas. No dia 14 de Abril, pelas 11 da noite, o RMS Titanic chocou contra um iceberg. O bloco de gelo tinha sido já avistado anteriormente, mas o capitão pensou que era perciso diminuir a velocidade para virar. Assim, até o navio abrandar, o iceberg aproximava-se. O Titanic conseguiu virar para a esquerda, mas o choque de raspão antigiu a parte inferior do navio, que começou a inundar.
colisão do Titanic, cena do filme "Titanic"
Diz-se que se o navio tivesse simplesmente virado, em vez de abrandar, o Titanic não ia chocar. Mas o choque aconteceu e, passado 20 minutos, o barco já começava a inclinar. Após uma ispeção rápida, Thomas Andrews ordenou que as pessoas começassem a subir para os botes de salvamento. Os passageiros foram acordados e foram entregues coletes salva-vidas. Os oficiais apenas deixavam entrar nos botes as mulheres e as crianças da 1.ª classe, mas o pânico era tal que a 2.ª e a 3.ª classe começaram também a entrar a bordo. As luzes do barco apagaram-se às 2 e piques da manhã, já sem botes no barco. As chaminés do barco cairam e esmagaram uma grande quantidade de pessoas, íncluindo John Jacob Astor, o homem mais rico a bordo. O capitão Smith desapareceu pouco depois de dar a ordem da utilização dos botes. Algumas pessoas dizem ter visto o seu corpo a boiar, outras dizem que o capitão se fechou na sua cabine, e o New York Times escreveu que ele se suicidou. Thomas Andrews foi visto pela última vez a dirigir-se para a sala de fumadores, e nunca mais foi visto.
versão da morte do capitão, no filme "Titanic"
Já com o navio demasiado inclinado, o Titanic partiu-se em dois, indo definitivamente ao fundo às 2h20m da manhã. Com uma grande quantidade de pessoas a boiar na água, houve apenas um bote a voltar ao sítio do impacto, salvando 6 pessoas, sendo que as outras já estavam mortas devido à baixa temperatura da água. Das 2223 pessoas a bordo, apenas 706 se salvaram, morrendo um total de 1517 de passageiros e tripulação. Depois do naufrágio do Titanic, as leis de construções de transatlânticos foram alteradas.
Em 1985, o Dr. Robert Ballard descubriu os destroços do Titanic a quase 4000 metros de profundidade. Descubriu-se também que dentro de alguns anos já não existiram vestígios do navio, pois as bactérias estão a alimentar-se muito rapidamente do barco.
simulação do naufrágio, também do filme "Titanic"
Titanic debaixo de água
14 anos antes do Titanic ter naufragado, houve um escritor chamado Morgan Robertson que escreveu um livro chamado "Futilidades", que contava a história de um navio chamado Titan que chocava com um iceberg numa noite de Abril. Entre outras semelhanças, destacam-se o igual nome do capitão e o quase igual número de mortes. Diz-se que Morgan estava a tentar salvar o barco Titanic com esta premonição.
O Titanic foi também retratado em 9 filmes, sendo o mais conhecido o filme "Titanic" de 1997 (todos os vídeos, à excepção do primeiro, são do filme), que é considerado um dos melhores filmes de sempre.
trailer "Titanic"
A última sobrevivente do Titanic morreu no dia 31 de Maio de 2009. Milvina Dean tinha 9 semanas quando foi para o Titanic com a mãe, o irmão e o pai, que morreu.
Sem comentários:
Enviar um comentário