sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

John Lennon

como tinha um blogue que falava de biografias portuguesas, uso este blogue para falar de um dos mais conhecidos ingleses de sempre: John Lennon.

John Winston Lennon nasceu no dia 9 de Outubro de 1940, em Liverpool, Inglaterra, enquanto o seu hospital era bombardeado por alemães. Teve uma infância difícil, pois o seu pai abandonou John e a sua mãe, Julia, quando tinha 5 anos (John, e não Julia). Passou a viver com a sua tia Mimi, que era completamente severa com ele. Aos 17 anos, John perdeu a mãe, quando esta foi atropelada por um polícia bêbado. O sofrimento foi tal que John escreveu mais tarde "Mother", que acaba com ele aos gritos, dizendo para a mãe não ir e para o pai voltar.

 
Mother (legendado)

Em 1957 fundou a sua primeira banda: os Quarrymen, que tinha como constituintes Paul McCartney, George Harrison e John. O baterista era muita vez diferente, pois não tinham um fixo. Quando passaram a tocar no The Cavern Club, conheceram Pete Best, que se tornou o baterista fixo. Mas mesmo assim, havia uma grande diferença de humores. John, Paul e George eram muito animados e brincavam sempre, mas Pete era mais reservado, o que deixava os outros um pouco desconfortáveis. Em 1962, e já com um manager (Brian Epstein) e um productor (George Martin), os Beatles, como ficaram definitivamente chamados, livraram-se de Pete e acolheram Ringo Starr, um divertido e humorado rapaz. Com a banda formada, os Beatles tornaram-se o maior fenómeno musical da História, com muitos dos seus números 1 escritos por John.

Strawberry Fields Forever (não alcançou um 1.º lugar mas é considerado o pico de inspiração de John Lennon durante o seu tempo como Beatle.

 Entre 1963 e 1970, os Beatles gravaram 12 álbuns de estúdio, publicaram 22 singles, umas e outras colectâneas e especiais de Natal, que tudo somado dá uns quase 2 biliões de discos vendidos entre os anos 60 e a ctualidade.
John casou-se duas vezes: a primeira com Cynthia Powel, a sua namorada da universidade, e a segunda com Yoko Ono, uma artista plástica japonesa que conheceu em 1966. Yoko teve um enorme impacto na história e vida de John. Yoko é considerada por muitos fãns dos Beatles (eu sou um deles) a razão da separação da banda. Considerada feia, sem valor e sem conhecimentos musicais suficientes para estar ao lado de um homem como John, Yoko foi sempre criticada, mas John sempre a defendeu, tornando-se um hippie e um drogado, que o deportou para a América.
Ainda dentro dos Beatles, John alcançou o seu primeiro sucesso individual com "Give Peace a Chance", que escreveu no seu bed-in com Yoko.

Give Peace a Chance

Depois dos Beatles, fez em 1970 o seu primeiro álbum a solo. "Plastic Ono Band" é ainda considerado o seu melhor trabalho a solo, que íncluia "God" e "Working Class Hero", que foram banidos devido às letras atrevidas e anti-religiosas.

God

Depois disso fez "Imagine" a sua música mais conhecida que se tornou rapidamente um fenómeno mundial e um hino à paz.
Imagine

Depois de 1972, John envolveu-se em muitas campanhas contra a Guerra do Vietname, e o presidente dos Estados Unidos, mandou o FBI investigar John Lennon. Entre 1974 e 1975, John esteve separado de Yoko, no que se chamou Lost Weekend (Fim de Semana Perdido). Durante este periodo de tempo, John esteve constantemente a consumir marijuana e outras drogas. No dia 9 de Outubro de 1975, John e Yoko tiveram um filho chamado Sean (lê-se Chon). John abandonou a sua carreira musical para se dedicar a Sean, coisa que não fez com o seu primeiro filho Julian (nascido a 8 de Abril de 1963, fruto do casamento com Cynthia). Regressou em 1980 aos discos, fazendo "Double Fantasy", um disco em parceria com Yoko, onde a melhor música é sem dúvida "Woman".

Woman

John tinha voltado a ter contacto com o seu primeiro filho, as suas fotografias de infância que tinha pedido estavam com ele em casa nos EUA, e voltara a gravar albúns. Aos 40 anos, John Lennon estava finalmente feliz e satisfeito, e compôs "Life Begins at Forty" (a vida começa aos quarenta). Mas, no dia 8 de Dezembro de 1980, pouco antes das 23:00 horas (quase 4:00 da manhã em Portugal), com 40 anos, John Lennon foi antigido por quatro balas disparadas por Mark D. Chapman (conhecido com MDC, mas eu gosto de abreviar para FDP [filho da p...]) à porta da sua casa (de John), em Nova Iorque. Deu entrada no hospital pouco depois das 23:00, onde foi oficialmente declarado morto.
Durante os dias seguintes, houve homenagens por todo o mundo, 10 minutos de silêncio no dia 14 de Dezembro, uma onda de suicídios devido à morte de John, entre outras.
Durante os anos seguintes, Paul McCartney escreveu "Here Today", uma homenagem a John, foi criado um memorial no Central Park, uma grande quantidade de bandas fizeram o seu tributo a John, a sua casa de infância em Liverpool foi considerado património histórico, foi dado o seu nome ao aeroporto de Liverpool, entre outras.
Tudo isto mostra como John Winston Lennon foi, e é ainda, uma lenda de tamanha grandeza.

Life Begins at Forty


Assassinato de John Lennon, retirado do filme The Killing of John Lennon


Imagens do funeral de John Lennon, ao som de All You Need Is Love, um número 1 dos Beatles composto por ele


Here Today

Sem comentários:

Mapa de Vizualizações

The Beatles