sexta-feira, 20 de maio de 2011

música ao longo do tempo

Ao longo dos tempos a música tem vindo sempre em constante mudança. A qualidade tem vindo sempre a subir, até ao séc. XXI, em que a música perdeu a maior parte da graça.

Antes de Cristo, já existia música. O Rei David de Israel foi provavelmente o primeiro músico da história. Para quem conhece a Bíblia, não é preciso dizer quem foi David. Mas para que não é Cristão, David foi um jovem que acreditava em Deus e que compôs os salmos (cânticos religiosos). Provavelmente as pessoas lembram-se mais dele pela batalha do David vs. Golias.


Depois de David, só novas músicas foram criadas lá para os tempos dos reis. Tudo o que os poetas escreviam era cantado, e ficavam assim conhecidos por trovadores. Os poemas eram conhecidos por cantigas, e era esse o pop/rock dos sécs. X e mais para a frente. 

Só lá para o séc. XVII é que se começou a fazer boa música. A música clássica era a nova música de 1.ª. Mozart, Bach, Beethoven ou Tchaikovsky eram as novas estrelas da música daqueles tempos. Bach foi provavelmente o 1.º grande compositor da altura. Escreveu e compôs famosíssimas óperas e teve grande prestígio. Mozart foi provavelmente o 2.º grande compositor. Já desde 1600 e tal que já existiam grandes compositores, mas Mozart provavelmente foi o pico de qualidade da altura. Só pela sua idade, Mozart podia ser extremamente elogiado, já que como criança era um génio musical. As suas composições e óperas eram magníficas e Joannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart (nome de baptismo) tornou-se o símbolo da Áustria. Mas, com apenas 35 anos, Mozart morreu. Beethoven assumiu os comandos de compositor principal dos tempos de música clássica. Muita da sua música é ainda um marco nos dias de hoje. A "9.ª Sinfonia" ("Hino da Alegria") é provavelmente a sua mais conhecida composição, e é hoje o hino da União Europeia. No séc. XIX, Tchaikovsky e Joahannes Brahms foram os mais conhecidos da altura.

Bach - "Air on a G String"
 Mozart - "Piano Concert N.º 21"

Beethoven - "9th Synphony"

O séc. XX foi o virar da música. Os primeiros anos foram básicos. As músicas famosas eram de filmes da altura e os principais cantores eram aqueles que cantavam óperas, baladas e outras coisas mais antigas. Mas na década de 50, criou-se o estlo de música mais conhecido: o Rock 'n' Roll. O Rock foi criado na América e os maiores rockeiros eram todos eles originados dos EUA. Chuck Berry, Bud Holliy, Ray Charles e Little Richard eram as referências da altura. Mas o Rei do Rock foi Elvis Presley. Foi dominante nos anos 50 e fez o rock chegar ao topo.

 Elvis - "Jailhouse Rock"

Chuck Berry - "Jonny B. Good"

Se os anos 50 foram dominados por Elvis, os anos 60 foram provavelmente um acabar desse mesmo artista. Em 1962, "Love Me Do" foi o 1.º single da nova banda The Beatles. Nem mesmo os próprios Beatles podiam imaginar os 8 anos seguintes. Tudo o que cantavam era n.º 1 e todos os movimentos eram seguidos por todo o mundo. Os Beatles fundaram o Rock 'n' Roll na Grã-Bretanha e juntamente com os Rolling Stones (outro famoso grupo inglês) fizeram parte da Invasão Britânica. Esta invasão foi quase uma revolta dos britânicos contra os americanos. Os Beatles e os Rolling Stones invadiram a América e deixaram de lado os rockeiros dos EUA. Nesta década, Beach Boys e The Doors eram as mais importantes bandas americanas, e Bob Dylan o cantor mais conhecido. Michael Jackson, então com 5 anos, era já a estrela dos Jackson 5, a banda que tinha com os irmãos.

The Beatles - "Love Me Do"

Rolling Stones - "Satisfaction"
The Beach Boys - "Surfin' USA"

Nos anos 70, os Beatles acabaram, mas tornaram-se os impulsionadores da múica da Europa. Queen, Pink Floyd e Led Zeplin (Inglaterra), U2 (Irlanda), Scorpions (Alemanha), Abba (Suécia) e até mesmo os AC/DC da Austrália foram as principais bandas da nova década. Na América, Elvis morria eram poucos os artistas a fazer frente à Europa

U2 - "Sunday Bloody Sunday"

Queen - "Bohemian Rapsody"

AC/DC - "TNT"
 
Mas os anos 80 meteram os EUA de volta à fama. Guns n' Roses, Metallica, Green Day, Aeroshmit (formada nos anos 70, mas atingindo popularidade já nos 80s) , R.E.M., Red Hot Chili Peppers, entre outros. Michael Jackson teve o seu auge com "Trhiller".  Muitas das bandas inglesas e europeias mantinham-se e faziam grandes espectáculos. John Lennon morreu logo no início da década.

Michael Jackson - "Thriller"

Guns N' Roses - "Welcome to the Jungle" 

Os anos 90 iniciaram-se com uma nova banda chamada Nirvana (América), que teve um 1.º disco sem grande popularidade. Mas "Smells Like Teen Spirit", do 2.º disco, tornou-se um símbolo dos 90s. A par dos Nirvana, os Guns n' Roses tiveram o seu auge de popularidade, que acabou em 1996, com o fim da banda. Em 1994 já os Nirvana tinham terminado, depois de Kurt Cobain se ter suicidado. Os Pearl Jam e os Oasis tornaram-se assim as maiores bandas dos 90s. Céline Dion, Mariah Carey e Whiteney Houston foram as maiores artistas femininas da década. O pop dominou também na década, com Shakira, 'N Syinc e Britney Spears. Os Slipknot, uma das maiores bandas de nu-metal, chegou ao auge no final da década.

 Nirvana - "Smells Like Teen Spirit"


Oasis - "Wonderwall"


Céline Dion - "My Hearth Will Go On"

O novo milénio começou com formações de bandas como Linkin Park e Coldplay, consideradas as melhores bandas do novo milénio. Foram provavelmente as últimas bandas de jeito a serem criadas. A partir daí, a música decresceu de forma incrível. George Harrison e Michael Jackson morreram no novo milénio. O rap, a música demasiado electrónica, as mariquices da Hanna Montana ou da Miley Cyrus, as outras mariquices do Justin Bibier e ainda a ordinária da Lady Gaga fizeram o novo milénio arruinar a música. Mesmo assim, muitas das bandas dos anos antigos continuam a fazer tanto sucesso como antigamente.

Linkin Park - "What I've Done"

Colplay - "The Scientist"

Eu nasci em 1997. Os meus avós tiveram Beatles, Rolling Stones, Elvis e outros. Os meus pais tiveram Queen, Pink Floyd, Guns n' Roses e outros. Eu tive que apanhar com a treta de hoje em dia. Nasci definitivamente na geração errada.

Sem comentários:

Mapa de Vizualizações

The Beatles