quarta-feira, 25 de maio de 2011

Bandas e canções que ficavam estúpidas em português

A maior parte (se não mesmo todas) das músicas mais famosas de sempre são cantadas na língua anglo-saxónica (inglesa). Traduzidas para português ficam mesmo parvas, para não falar nos nomes das bandas. Eis alguns exemplos:
  • Bandas:
    • Guns n' Roses - em português: Armas e Rosas
    • 30 Seconds to Mars - 30 Segundos para Marte
    • Rolling Stones - Pedras Rolantes
    • U2 - fónicamente em português: Tu Também
    • AC/DC - AC/DC é uma abreviatura de "alternating current/direct corrent" em português "corrente alternativa/corrente directa". Portanto em português ficava: CA/CC.
    • Queen - Rainha (Freddie Mercury - Frederico Mercúrio)
    • Foo Fighters - Lutadores de Foo
    • Coldplay - Jogofrio
    • Sex Pistols - Sexo Pistolas
    • The Doors - Os Portas
    • The Who - Os Quem
    • White Stripes - Riscas Brancas
    • Green Day - Dia Verde

  • Músicas:
    • The Beatles - "Yesterday": "ontem os meus problemas pareciam tão distantes/agora parece que eles vieram para ficar/oh eu acredito no ontem". A língua portuguesa assassina esta música.

    • Nirvana - "Smells Like Teen Spirit": Só o título fica parvo "Cheira a Espírito Adolescente". Mas no refrão lusitano não há hipóteses: "Com as luzes apagadas/é menos perigoso/aqui estamos, entretenham-nos/eu sinto-me estúpido e contagioso/aqui estamos, entretenham-nos/um mulato/um albino/um mosquito/a minha libido/sim!"
    • Queen - "We Are The Champions": "Nós somos os campeões, meus amigos/ e vamos continuar a lutar até ao fim/nós somos os campeões, nós somos os campeões/não há para derrotados/porque nós somos os campeões do mundo". O "We Will Rock You" também fica estúpido: "Nós Vamos Rockar-te"
    • Slipknot - "Before I Forget": "eu sou um verme antes de ser um homem/eu era uma criatura antes de me levantar/eu vou-me lembrar antes que me esqueça/antes que me esqueça que!"
    • U2 - "Elevation": "perdi o meu auto-controlo/vivendo como uma toupeira/agora vou a descer, escavação/agora alto, no céu/tu fazes-me sentir como se pudesse voar, tão alto/elevação!
    • Linkin Park - "Given Up": "eu desisto/estou farto de sentir, não há nada que possas dizer/leva isto tudo embora, estou a sufocar/diz-me que m*rda se passa comigo"

Neste momento não me lembro de mais. Se se lembrarem metam nos comentários.

Sem comentários:

Mapa de Vizualizações

The Beatles